Anything for the great Marlon…

marlonbrando-terrymalloy.gif

Finalmente vi SINDICATO DOS LADRÕES, mencionado aqui. Bem massa. O Marlon Brando definitivamente era foda. Os gestos, o jeito, a voz, a empostação, “mitológico” pra cacete. O bizarro, porém, é pensar que ele era contemporâneo do James Dean, do Elvis. MUITO antigo! Isso é completamente estranho pra mim, como saber que o Kubrick fazia filme desde os anos 50. São fatos cinematográficos que antecedem não só a minha geração, como também a do meu pai,  que me introduziu no mundo dos fimes. Pessoas cinematográficas que fazem parte do meu contexto cultural, cronológico, de “assistidor” de filmes simplesmente porque continuaram existindo e em atividade, mas que pertencem a uma época muito anterior. As referências cinematográficas mais antigas que eu tenho são os Chaplins, os Hitchcocks, mas nunca me interessei por eles, e são mais anteriores ainda, nem tinham condições de chegar a mim depois de velhos.

Acho que o Marlon Brando é o único estímulo que tenho pra ir atrás de filmes dos anos 50, a partir de agora. (e claro, gostaria de ver mais uns outros filmes dele, dos anos 60 e 70). A fase anos 80-90 é decadente, ele não atua, não aparece. O Apocalypse Now de 79 foi o apocalipse dele. O Coppola e o Martin Sheen matam o cara no filme e ele morre pro cinema pra sempre. Foi uma despedida retumbantemente espetacular, pelo menos.

Outro grande momento dele foi em O Último Tango em Paris, do Bertolucci. Esse filme é muito bom. Finalizo com uma cena:

Marlon Brando DESTRUÍA nos monólogos.

Anúncios
Explore posts in the same categories: filmes, vídeos

6 Comentários em “Anything for the great Marlon…”

  1. plenaeserena Says:

    ah, mas ele fez aquele don juan com o johnny depp…
    pfff!

  2. ubiratan m. sousa Says:

    Sem dúvida, Brando é um dos maiores atores de todos os tempos. Outros grandes foram Monty Clift e Anthony Quinn. Creio q estão no mesmo nível de Brando. É só conferir nos filmes “Os deuses vencidos” e “Viva Zapata!”, em q atuaram juntos, respectivamente. Não pdemos esquecer da geração de atores maravilhosos q apareceram no final dos anos 60 e início dos 70: Dustin Hoffman, Robert de Niro, Jack Nicholson, Jon Voight e Al Pacino nada devem a outros atores mais antigos.

  3. felipeta Says:

    “Dustin Hoffman, Robert de Niro, Jack Nicholson, Jon Voight e Al Pacino nada devem a outros atores mais antigos.”

    sem dúvida!

  4. Walter Filho Says:

    A sua interpretação em O Poderoso Chefão, é segundo alguns críticos a melhor performance de um ator em todos os tempos e para os cinéfilos também. Segundo dezesseis especialistas que trabalharam em uma enquete para a revista americana “Premiere”, o mafiso Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando é considerado o maior personagem cinematográfico de todos os tempos. Sem dúvida um papel marcante e que nunca mais, nunca mais mesmo o cinema nos dará algo tão emblemático – embora ache que a maior intepretação de sua carreira seja no filme A Face Oculta, que, inclusive, ele dirigiu. Para viver Don Corleone ele usou escoras no interior da boca deu ao personagem uma voz marcante que ficará para sempre nas memórias dos amantes da sétima arte. Acho que foi o coroamento de sua carreira e o começo do fim, mesmo ainda tão jovem, pois na época tinha apenas 47 anos de idade. O que fez Brando se deformar? Sua infância traumatizada! O desencanto com o ser humano! Ou uma forma de não ser esquecido! Não tenho uma resposta pronta e acho que sua escolha tem de ser respeitada, embora tenha custado uma perca irreparável. Chegou a pesar 160 quilos e se desiludiu com Hollywood………………

    Cada vez que assisto uma interpretação de Brando, eu percebo que ele está melhor que antes. A sua trajetória como ator está eternizada. O cinema o deve muito e seu legado ficará para sempre em nossas lembranças. Brando sempre Brando.

    Trechos do livro que escrevo……….

  5. felipeta Says:

    hail, marlon brando. o/


  6. […] desse post velho, com o monólogo do Marlon […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: