Johnny foi à guerra e se deu MUITO mal

Embora antibelicista, Johnny vai à guerra (Johnny got his gun, 1971) é trimassa. É de 71, porra, não me confundam com nem dêem atenção à versão 2008 – que eu acabei de saber que existe e que traz O CARA DO THE O.C. como protagonista.

Não que eu seja pró-belicista, mas estou longe, muito longe de ser anti, como era o Dalton Trumbo, escritor e diretor do filme em questão. Ele ainda escreveu roteiro de vários filmes do mesmo teor, além de Papillon e do Spartacus do Kubrick. Evidentemente ele se fudeu com o mccarthysmo.

Até então eu só conhecia o filme por saber qual era a história e por ver cenas no clipe da melhor música do Metallica – One – que está no final do post. Johnny vai pra guerra, a Primeira, defender a democracia, e toma um MEGATON na lata. Além de sofrer queimaduras e arranhões, ele perde o braço esquerdo, o braço direito, a perna esquerda, a direita, dois olhos (não mencionam o ânus), não perde as orelhas, mas fica surdo, fica banguela e sem língua, impossibilitado de falar. O resto funciona, mas os médicos milicos não consideram que entre esse resto está o CEREBRINUS de Johnny: Johnny está consciente.

Os anos passam.

Inside I am screaming.

If I had arms, I could kill myself.

Explore posts in the same categories: filmes, vídeos

6 Comentários em “Johnny foi à guerra e se deu MUITO mal”


  1. http://www.sentinelas.org/reinada/?p=430

    (Nossa. Isso é de quase 4 anos atrás) 😉

  2. felipeta Says:

    pode crer……
    belo texto, king!

    agora tem em dvd nacional, lançado pela AURORA DVD.


  3. Bem lembrado. Vi pra vender na Cultura. Está na minha lista de desejos.

    O livro eu achei por 10 pila na Americanas, nessa época que escrevi o texto. Quero ver se eu acho a primeira edição do livro, que teve um título diferente: “Uma arma para Johnny”.

    Obrigado! 😉

  4. Dora Says:

    Coisorrível ficar sem tudo essas coisas. Eu hein?


  5. Porra, que estória trágica hein…Eu gosto de filmes dramáticos assim…deve ser show…Vê-lo-ei assim que puder. Imagine o cara querer se matar e nem ter a perspectiva de poder fazer isso algum dia…o cara é inútil até para se matar…pela descrição que você deu, o cara é um “cotoco”, né?[sem braços, pernas, etc.]. É um cotoco jogado numa cama…Pelo que eu li, parece que há um monólogo interior, pelo qual a gente fica sabendo o que se passa na cabeça do personagem…que trágico…fiquei realmente interessado…!

  6. felipeta Says:

    exatamente isso, bonfante. ler o texto do link do marcos ludwig (acima) ajuda, já que eu optei pela “comédia” no meu eheh.


Deixe um comentário

