Dose dupla (ou quíntupla) de Herzog. Nunca é tarde, nunca é demais.

Revisitando o SubCin.com, encontro uns Herzogs devidamente disponibilizados no Google Video. Três documentários curtos (30-50 minutos), o sensacional Meu melhor inimigo (1999) e o longa Fata Morgana (1971), ainda inédito para mim. Continuará inédito, porque ver um documentário na telinha do Google até vai, mas perder qualidade no Fata Morgana é sacanagem, já que o filme é muito visual.

Dos 3 documentários, ainda não assisti ao God’s angry man (1980), mas só porque é sobre um cara que eu desconheço (Dr. Gene Scott, um evangélico da televisão americana). Está aqui.

Ontem vi La Soufrière (1977). Um vulcão na ilha caribenha de Guadalupe está prestes a explodir e a população se manda. Herzog lê no jornal que UM morador teria se recusado a evacuar a área. A máquina herzogante PRECISA ir até lá, é claro. Isso é MUITO Herzog. Meia horinha, cenas da cidade deserta de gente, tomada por animais vivos e mortos, entrevista com o camponês rebelde, além de outros que são descobertos na hora. Herzog conta de uma erupção anterior (1902?), que teve apenas um sobrevivente: o bad motherfucker da cidade, que estava na cadeia e, por mal comportamento, fora transferido para uma cela isolada no subterrâneo da prisão. Clássico. No final das contas, contrariando a ciência, o vulcão nem entra em erupção e o Herzog sai de lá constrangido. Inglês sem legenda, mas não seja um fraco, assista.

Hoje vi Herdsmen of the sun (Chroniques nomades, 1988), sobre uma tribo nômade do Saara. Já começa com uma palhinha de um ritual, um concurso de beleza em que os caras se exibem maquiados, arregalando os olhos e arreganhando os dentes, de modo a evidenciar o branco deles.

Como a ocidental, a mulher Woodabe prefere as bichonas.

A função dura 10 dias. A cada dia, as garotas escolhem os caras que mais agradam e vão pro mato pra ver qualé. Tem momentos engraçados, e as conversas entre as garotas, entre os caras, são semelhantes às da nossa gente do ocidente. Assista.

Atente para os outros vídeos do SubCin lá no Google, quando for ver os Herzogs: curtas do Kenneth Anger e propaganda nazista.

Anúncios
Explore posts in the same categories: filmes, vídeos

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: