Reforma

Não é porque já havia dúvida (ou margem para erro ou discussão, enfim) na pronúncia de várias palavras da língua portuguesa que eu tenho que achar bom palavras perderem tremas e acentos agudos.

E dúvida entre E ou O aberto ou fechado é muito diferente de foder ditongos como IDÊIA, ASSEMBLÊIA, HERÔI e criar a possível palavra FREKÊNCIA. Não sei representar fonemas, não sou estudioso, sou ignorante, sempre me fiei, encharcado na coerência da língua, na pronúncia correta dada pela acentuação correta.

O Português brasileiro era a única língua que mantinha um pouco de coerência ortografia-fonética, agora cagaram isso. Grandes merda? Decerto, mas pelo menos fazia sentido.

Herói sem acento agudo é Oi, tudo bem? E assembléia sem acento agudo é correia de bicicleta. Olha na minha cara e diz com sinceridade que não, canalha.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

6 Comentários em “Reforma”


  1. Não que eu seja a favor da reforma ortopédica (ooops, ortográfica) mas você precisa de alguma sinalização para ler corretamente as palavras: LIXO, FIXO, EXORDIAL, MÁXIMO.

    Está todo mundo falando das diferenças sonoras da acentuação. Ninguem está falando do crime socio-cultural que está acontecendo. A lingua é um patrimônio de um povo, é um fenomeno cultural (e regional) vivo.

    Quando estavamos falando de um Português Brasileiro como língua diversa do Português Lusitano, assim como o Galego é uma Língua própria, uma acordo político redigido por gramáticos reacionários comete esse crime contra a cultura de cada um dos países lusófonos.

    Não seja apegado ao costume e à grafia, eles tem de mudar sim, mas à identidade cultural.

  2. felipeta Says:

    bom, cada um com seus problemas. como rejeito (sou alheio ao) o lado político das coisas, não me importa muito a identidade, não me afeta. escrevo sobre o que me incomoda diretamente, que é o fato de as palavras estarem escritas de um jeito diferente do que eu falo.

    eliminassem o X ortográfico e adotassem os Zs e CSs fonéticos. isso sim seria uma reforma coerente. e não algumas palavras perderem hífen enquanto outras ganharam.

    mas claro, há o lado da identidade cultural, também.

  3. marimessias Says:

    qagei, qorpo santo vive

  4. marimessias Says:

    bora lá
    vale começar ouvindo sem parar o arquivo de som que tem na wikipedia na entrada sobre Bucareste
    BUCURÉSHTI
    é quase catarinense
    tenho pronúncia perfeita, mas só falo isso na nobre língua, POR ENQUANTO
    hahahahah

    • felipeta Says:

      eheheheh romeno é praticamente português, já arranjei uns materiais na internet, mas ainda não iniciei os estudos.


Deixe um comentário

