Cara de psicopata

kubrickclockwork110366316_79a5921bf2

Alex, Laranja Mecânica (1971)

Por 3 vezes (frescas na minha memória) Stanley Kubrick usou esse “olhar de psicopata” em seus filmes. Já fazia um tempo que isso me intrigava, na forma da pergunta “Será que foi o Kubrick quem inventou esse olhar de louco que hoje é figura fácil em qualquer lugar?”. Ou teria sido o próprio Malcolm McDowell? Admito que poderia haver muita ingenuidade e ignorância de vários assuntos nessa minha pergunta. A total falta de método para começar uma pesquisa sobre as origens desse olhar manteve a pergunta sem resposta por anos.

kubrickshiningjack

Jack, O Iluminado (1980)

kubrick-full-metal-jacket-pdvd_00901

Recruta Gomer Pyle, Nascido para matar (1987)

Agora resolvi dar uma pesquisada levíssima, sem ter noção de onde, como e o que mais procurar para encontrar referências a olhares de louco na indústria do entretenimento pré-Laranja Mecânica. Expondo constrangedoramente minha ingonorância, surge ele:

norman-bates

Norman Bates, Psicose (1960)

É claro, muito doido varrido babão de hospício deve ter uma olhar desses há anos, ninguém INVENTOU essa cara, mas teria sido o Hitchcock o primeiro a usar isso para retratar um assassino furioso demente? Ou o Anthony Perkins?

Seguramente eu não fui o primeiro nem o único a perceber a recorrência kubrickiana ou a carinha do Norman Bates, e provavelmente existe por aí alguém que já elucidou essa questão com profundidade, mas eu não achei. Deixo aqui meus 2 centavos, então. Serve mais pra gurizada de hoje – que nasceu em 88 e acha que Blade Runner é filme de vampiro – ter noção de que não foi o Coringa/Heath Ledger que inventou essa pinta.

jokerledger

Morri.

Explore posts in the same categories: cultura, filmes

5 Comentários em “Cara de psicopata”


  1. Vou te falar uma coisa séria, Felipeta. Fazem ANOS que pensei num post como esse, relacionando os três semblantes Kubrickianos. Tu me derrotou! Parabéns! 🙂

  2. felipeta Says:

    eheheheh valeu! mas que isso, “derrota” é demais. queria era ter estrutura para realmente falar sobre o assunto.

  3. marimessias Says:

    uh, hot brotos
    hahahahaha

  4. felipeta Says:

    uheuheeheh

  5. nayara Says:

    beeem psicopatas !


Deixe um comentário

