Filme “alternativo”.

No momento passa Duro de matar na televisão, o que me faz lembrar de uns 20 anos atrás, quando meu pai era o principal cliente da locadora aqui de perto (que não existe há mais de dez anos). Universal Video, chamava-se.

Foi lá que, depois de sair da aula, passei para alugar o lançamento Os Goonies, mas já havia sido locado. Ao chegar em casa, lá estava a fita, alugada pelo meu pai. Por vezes, antes de catalogar as fitas novas mais concorridas, o dono da locadora dava os filmes para a gente ver. No dia seguinte a gente devolvia a fita dentro de várias sacolas, para ninguém ver. Trouxe mais umas sacolinhas, dizia meu pai ao cara, que depois adicionava o lançamento ao sistema e disponibilizava para o público.

Foi nessa locadora, também, que peguei um monte de documentário da National Geographic (viciado no Mundo invisível); ousadamente peguei O Iluminado, na tenra idade de 11 anos, e me borrei todo; e incansavelmente aluguei O Grande Dragão Branco. Era lá que eu via as CAIXINHAS COM DUAS FITAS de Ben-Hur e O Poderoso Chefão – O Épico; intrigado e com medo, na prateleira de ficção científica, via a capa do Stalker, do Tarkovsky, que eu nem sonhava em conhecer.

Mas voltando ao Duro de matar. Naquela época – não sei se era a terminologia oficial – tinha os filmes SELADOS e os filmes ALTERNATIVOS. Os selados eram os lançamentos oficiais, definitivos; os alternativos eram cópias acho que estranhas, não lembro da qualidade (mas a capinha era um xerox bem vagabundo), sem O SELO da distribuidora (no lugar era só uma fita com um adesivo trazendo o nome do filme), que serviam só para o dono da locadora ver se ia querer comprar o filme, suponho. Não lembro se ele chegava a colocar para alugar essas fitas (tinha um selinho Al-xx na caixinha, como que catalogado), mas sei que meu pai sempre conseguia para nós. Duro de matar foi uma dessas. Semanas mais tarde é que chegava o filme selado na locadora.

É só isso.

Explore posts in the same categories: filmes

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Filme “alternativo”.”

  1. julia Says:

    grandes memórias dessa locadora. ali que peguei viagem sem fim e não quis devolver.
    eu gostava do national geografic dos crocodilos.


Deixe um comentário

