Lembrando 1994

No ano de 1994 foram lançados dois filmes que comandaram prováveis 3 anos da minha vida: Pulp Fiction e Assassinos por natureza (Natural born killers). Foi a explosão tarantina. Muito embora eu já visse filmes antes daquele ano, foi naquela época que eu comecei a ficar viciado em filmes que não fossem as comédias dos anos 80 e 90 que a gente via quando criança e adolescente.

Foi começando a ficar mais fácil ter acesso a revistas importadas, à tv a cabo, ou seja, a informações mais variadas e aprofundadas sobre novidades cinematográficas e tal, dando mais prazer ao ir atrás e assistir às películas. Adicionado a isso, meu interesse aumentara muito. Naquele ano tivemos: O balconista (Clerks), O corvo (The crow), Cova rasa (Shallow grave), Caindo na real (Reality bites), O profissional (The professional/Léon). Sim, todos filmes populares, eu ainda não conhecia Herzog, Bergman, Korine, Tarkovsky, nada.

Só que eu vim escrever isso para lembrar de um único filme, um menor, vagabundo, Amor e uma .45 (Love and a .45). É basicamente um NBK indie. Indie true, óbvio, porque sabemos como o NBK com seu Woody Harrelson de óculos redondinhos vermelhos andou lado a lado com Laranja mecânica na preferências dos indies dos anos 90. Amor e uma .45 era indie de verdade porque era um filme independente de verdade, não simplesmente uma estileira pop culture que agradava “jovens alternativos” de costeletas.

Um filme indie real tem também Jack Nance, Peter Fonda de cabelos longos e óculos coloridos, trilha com Butthole Surfers, Mazzy Star, Kim Deal, Tom Verlaine e Meat Puppets. Tem também Renée Zellweger jovem e gostosa, long before essa que conhecemos. E se alguém assiste o trailer ou o filme e não reconhece uma obra indie, não sabe diferenciar entre alternativo e convencional, ou entre filme podre e filme indie, não merece assistir Hal Hartley e Jim Jarmusch e se achar. Eu não me considero mais um indie, faz tempo, mas. Tchau, veja pelo menos o trailer de Love and a .45. Me divertiu muito, na época.

Explore posts in the same categories: filmes, vídeos

Deixe uma resposta

