Projeto Herzog: Handicapped future (1971)

<antes: Projeto Herzog: Também os anões começaram pequenos

Behinderte zukunft? é outro documentário feito a pedido de um amigo do Herzog. Assim sendo, funciona como o Flying doctors of East Africa, é um doc prático, objetivo, sem grandes reflexões além das que o tema suscita por si só. Porém é melhor.

Handicapped future mostra a situação dos deficientes físicos na Alemanha, principalmente os filhos da talidomida. Pesquisas revelavam que os cidadãos alemães não queriam viver com deficientes, que totalizavam mais de 4,5 milhões, sendo 470.000 crianças em idade escolar.

Em 1968, construíram uma cohab adaptada para que as crianças pudessem viver com seus familiares “saudáveis”. Antes disso, elas ficavam em instituições especializadas. Mas minha função aqui não é a mesma do documentário, tá parecendo trabalho de colégio.

Tem depoimentos de crianças deficientes, dos pais delas, de crianças “normais” que convivem com as crias. Dagmar, de 6 anos, entedia-se na escola quando os outros praticam esportes. Aí ela gosta de pintar e ficar pensando sozinha. Pensa nos índios nos Estados Unidos e pensa em caminhadas, que ela não pode fazer. Fica imaginando que poderia subir e descer as escadas, levar o irmão pra escola. Ela só usa o elevador, porque tem medo das escadas. Depois de passar a tarde pensando, lá pelas 5 ela esgotou suas idéias.

Dagmar quer ver um índio de verdade

Uma mãe diz que os velhos são os que mais ficam encarando as crianças, e que os vizinhos acham que a filha dela vive sentada dentro de casa sem fazer nada o dia todo, só porque não tem braços.

Na escola, professoras mostram desenhos que as crianças fizeram. A evolução em como elas se retratavam: um tempo antes uma se desenhara com braços, para depois desenhar sem tais membros e dar destaque para os pés e dedos dos pés, que obviamente fazem o serviço para ela. Outra fez um autorretrato e entregou à professora. Depois pegou de volta e PINTOU LÁGRIMAS nele. Busca. Muitas crianças pintam o isolamento que sentem em relação ao mundo.

Busca os tons do rosto serem semelhantes aos tons da roupa da criança. E ali as lagriminhas.

Depois vem uns contrastes. Uma mãe, que só sai com o filho no inverno e de carrinho, quando ele pode ficar completamente enrolado e coberto, reclama que as pessoas na rua ficam olhando e fazendo perguntas idiotas, e que tudo isso é muito estressante pra ela. Aí o guri só sai com outros familiares, para evitar o desgosto da velha. Muito irritante, a mulher, ok? Lamento. Outra mãe, com 2 filhos prejudicados, estimula pra cacete as crianças, não esconde elas, faz com que elas mantenham os quartos em ordem, trata como GENTE NORMAL, por assim dizer.

(Há também os adolescentes de cadeira de rodas. São adolescentes, amargos, darks, misantropos, toda aquela POESIA. Deu.)

Saindo da Alemanha, o doc vai pra Califórnia, ver como um alemão se vira por lá. Vira-se muito bem, os prédios públicos têm acesso para deficientes, o cara dirige um carro, é “assistente científico” na universidade e só precisa de ajuda em algumas coisas. O cara diz que lá não tem preconceito, que deficientes estão integrados à sociedade e que não tem obstruções arquitetônicas como em Munique. Na sociedade orientada por conquistas, ele é julgado por aquilo que pode fazer, não pelo que não pode.

O filme conclui com um pensamento parecido com o que fecha Flying doctors of East Africa: se a forma de pensar não mudar, o futuro é negro. Até que mudanças ocorram só poderemos oferecer às crianças deficientes… um futuro deficiente. E, novamente, não sei como está a situação 40 anos depois, mas imagino que esteja melhor que a da África.

VIVA HERZOG!

Projeto Herzog: Fata Morgana: depois>
Explore posts in the same categories: filmes, Projeto Herzog

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Projeto Herzog: Handicapped future (1971)”


  1. […] toda força que aciona prejudica « Projeto Herzog: Handicapped future (1971) […]


  2. […] of East Africa 08. Auch Zwerge haben klein angefangen (1970) aka Even Dwarfs Started Small 09. Behinderte Zukunft? (1971) (TV) aka Handicapped Future 10. Fata Morgana (1971) 11. Land des Schweigens und der Dunkelheit (1971) aka Land of Silence and […]


  3. […] que aciona prejudica « Projeto Herzog: The flying doctors of East Africa (1969) Projeto Herzog: Handicapped future (1971) […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: