Projeto Herzog: Land of silence and darkness (1971)

<antes: Projeto Herzog: Fata Morgana

Land des Schweigens und der Dunkelheit é o primeiro documentário de verdade do Herzog. Digo isso porque esse ele não fez a pedido de nenhum amigo, ao contrário de Flying doctors of East Africa e Handicapped future.

Enquanto filmava a situação dos filhos da talidomida, a Máquina Herzogante se encantou com a vida de uma velhota, Fini Straubinger, surda e cega. Ela não aparece no doc citado, claro, afinal de contas  o problema dela é outro.

Fini Straubinger visita várias outros cegos-surdos, conterrâneos do silêncio e da escuridão. Ela não cansa de destacar a depressão e o isolamento das pessoas como ela. Parecido com o Handicapped future, nesse sentido, mas mais triste e forte. É um herzog true, já mencionei. Se Fini fosse uma pintora, o quadro da vida dela teria um rio preto e lento se encontrando com um rio límpido e silencioso em um lago escuro, sombrio e profundo, passando por pedras, que são a depressão que ela sentiu quando viu que não escutava mais. Nas margens, árvores e passarinhos cantando.

Do mesmo jeito que tem no Handicapped future, embora eu não tenha dito no post dele, sentimos uma ingenuidade, uma tristeza, especialmente da Fini Straubinger. Ela contando como ficou gradualmente cega e surda é arrasador; fatia teu coração e salga com lágrimas a resignação com que ela conta. Fugiu para a religião, ganhou força, mas a solidão permaneceu. As pessoas diziam que iam visitá-la, mas não iam. Conversavam com sua mãe e ela ficava no silêncio e no escuro.

Gente que não escuta nem enxerga, e nós estamos vendo e ouvindo elas. E a gente fala e se movimenta e vive normalmente, mas não temos nenhuma noção do que se passa na cabeça dessa gente diante de situações como um banho, uma viagem de avião ou o que for. São frequentes os casos de cegos-surdos que foram abandonados pelos pais e não tiveram chance de sequer aprender a andar, ou então esqueceram-se de como se escrevia e falava. O que nos leva ao momento mais paulada do filme: Vladimir Kokol.

Um homem viveu por um tempo entre vacas, porque não tinha mais sentido viver entre humanos. É o mesmo cara que encerra o filme, vagando solitário no quintal, tocando obsessivamente uma árvore. Melancolia pesada. Depois ele entra em casa, acompanhado pela mãe, e é a vez de a câmera se perder, enquadrando mal árvores e frau Straubinger, dando para o espectador um (des)gosto desproporcionalíssimo da vida daquela gente. Fim.

Desproporcional? Não preciso, mas vou dizer assim mesmo. Não tem diferença nenhuma entre a vida dos cegos-surdos e a nossa, além dessa óbvia. Herzog fez um filme sobre o gênero humano. Nós também vivemos sozinhos, catando gente que compartilhe das mesmas deficiências, para diminuir minimamente a depressão e o isolamento em que estamos. E saca só, a solidão continuará.

VIVA HERZOG!

Projeto Herzog: Aguirre, cólera dos deuses: depois>

Explore posts in the same categories: filmes, Projeto Herzog, vídeos

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

6 Comentários em “Projeto Herzog: Land of silence and darkness (1971)”

  1. cássia Says:

    caralho… esse vladimir kokol foi foda… o cara não adquiriu cultura! será que ele interpreta seus próprios sentimentos?! muito foda.

  2. tiago Says:

    um dos posts mais inspirados do velho feliru, sem dúvida. castigando o coraçãozinho do início ao fim.


  3. […] VIVA HERZOG! Projeto Herzog: Land of silence and darkness: depois> […]


  4. […] Small 09. Behinderte Zukunft? (1971) (TV) aka Handicapped Future 10. Fata Morgana (1971) 11. Land des Schweigens und der Dunkelheit (1971) aka Land of Silence and Darkness 12. Aguirre, Wrath Of God (1972) 13. Große Ekstase des Bildschnitzers Steiner, Die (1974) aka The […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: