6º Fantaspoa – Paganini horror (1989) e Quatro moscas sobre veludo cinza (1972)

Nessa edição do festival ocorre a Mostra Luigi Cozzi, diretor e roteirista italiano de terror e ficção científica dos anos 70 e 80, parceiro do Dario Argento. Luigi está na cidade e vem comentando os filmes diariamente. Compareci a duas sessões, ambas lotadas. Hoje especialmente. Era a última sessão comentada por Cozzi, havia salgadinhos e trago. E calor. Desfrutei dos salgados e do calor.

Ontem vi Paganini horror. Filme involuntariamente cômico com uma pilha meio Poe e Lovecraft – pelo menos para mim, que sou ignorante – de madness. No começo estava achando chato pra cacete, mas depois engrenei, entrei no clima e desejei o desenlace. Diálogos inacreditáveis e engraçados, destaque do filme, e atuações cativantes (mentira) condizentes com eles. Por alguma razão passei o tempo todo vendo o Dio na atriz principal, mas beleza. Paganini horror é barato e absurdo, mas divertido, com uma cena sensacional de uma mulher sendo esmagada por uma parede invisível.

E hoje vi Four flies on grey velvet. É escrito pelo Luigi, mas dirigido pelo maestro Dario Argento. Um Argento dos anos 70, então a gente sabe que não pode ser merda. Visualmente falando, no mínimo. O começo, com uma bandinha de rock psicodélico gravando um som enquanto vêm os créditos é trimassa. A princípio não tava vendo nada de grandiosamente ótimo (e não vi nem depois), mas reconheci a habilidade e personalidade do magister Dario. E então sorri. No entanto, que filme chato, não terminava nunca. O durante salva-se pelos belos momentos que o Argentão nos dá, seu apuro estético aliado àquela textura setentista, maravilha. Algumas cenas em primeira pessoa, ponto de vista e tal, meio toscas e idiotas, mas até 72 eu creio que isso não tinha sido feito, aí é ponto pro Dadá. E algumas delas são massa, na real. E então a cena final, uma câmera lenta que eu antes só tinha visto nos filmes do Sam Peckinpah e no Thriller – A cruel picture. Coisa fina, chave de ouro.

Explore posts in the same categories: cinema, FANTASPOA, filmes

Tags: , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “6º Fantaspoa – Paganini horror (1989) e Quatro moscas sobre veludo cinza (1972)”

  1. cássia Says:

    eu vi dois do dario argento na quinta-feira, que na verdade são uma sequencia de quatro, mas eles botaram uma sequencia de dois, curtinhos.
    bem bons, principalmente o segundo. e como as pessoas são lindas, os homens e as mulhes e o próprio dario, que teve uma participação muito tri também.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: